Ian Riseley Luiz Acorsi
Rotary Distrito 4700
Boa noite, 27 de Maio de 2018 Dolar rotário - Maio de 2018 - R$ 3,43

O Fundador do Rotary Paul Percy Harris

Nasceu em Racine, Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868, bacharelou-se em Direito pela Universidadé de lowa, doutorou se na Universidade de Vermont, em 1933. Foi agraciado com o prêmio “Silver Buffalo” pela Organização dos Governos do Chile, República Dominicana, França, Peru, Brasil. Uma variada gama de trabalhos, tais como sua atividade como ator, vaqueiro, repórter de jornal, professor universitário, representante de uma companhia de comércio de mármores e granitos na Europa e em grande parte dos Estados Unidos lhe proporcionou uma visão mais ampla do mundo, o que contribuiu, mais tarde, para a expressão do Rotary.

Em 1886, transfere-se para Chicago. Em 1900, acompanha um amigo, também advogado, numa série de visitas a comerciantes, amigos deste. Os laços que uniam os amigos comerciantes impressionaram tanto Paul Harris, que este resolveu organizar um clube para reunir homens de negócios e profissionais num elo de companheirismo e amizade. A ideia realmente só vingaria em 1905, quando se reuniu com Silvester Schieli, comerciante de carvão, Gustavo Loehr, engenheiro de minas e Hiran Shorey, alfaiate.

O núcleo basilar para o Rotary Club realizou sua primeira reunião em 23 de fevereiro de 1905. A semente do Club, que posteriormente se espalhou pelo mundo todo, foi denominada Rotary em função de que seus sócios reuniam-se em seus respectivos lugares de negócios em rodízio. A ideia foi bem aceita por todos, pois viam no Rotary a possibilidade de reviverem o mesmo tipo de amizade comum nas cidades pequenas, de onde a maioria dos membros provinha. Desenvolveu-se rapidamente o Rotary Club e no terceiro ano de existência eleito presidente, resolve levar o movimento rotário, a outras cidades. O segundo segmento Rotary nasceu em São Francisco (EUA) em 1908.

Em 1910 já existiam 16 clubes de serviços e pensou-se então na possibilidade de estender o movimento a outras cidades, bem como em congregar os clubes existentes em uma só Organização Nacional dos Rotary Clubes. O movimento propagou-se para o exterior e surgiram clubes no Canadá e na Inglaterra, o que provocou a mudança de denominação para Associação Internacional de Rotary Clubes, em 1912. Em 1922 o nome sofreu uma abreviação para Rotary International.

Paul Harris não só se destacou na sua atuação frente ao Rotary, mas também por sua dedicação a outras causas cívicas, sociais e profissionais. Foi diretor presidente da sociedade internacional em prol das crianças e adultos deficientes, membro do Conselho dos Advogados de Chicaco, representante desta ordem no Congresso Internacional de Haia e membro da comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos. Entre outras condecorações no mundo inteiro, recebeu a “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul” do governo brasileiro. Em 1910, com 42 anos, casou se com a escocesa Jean Thompsom. Paul Harris faleceu em Chicago, aos 79 anos de idade, no dia 27 de janeiro de 1947, sem deixar descendentes. Foi sepultado no dia 30, no cemitério de “Mount Hope”.
Rotary Distrito 4700
Rio Grande do Sul - Brasil