Ian Riseley Luiz Acorsi
Rotary Distrito 4700
Boa noite, 27 de Maio de 2018 Dolar rotário - Maio de 2018 - R$ 3,43

A Fundação Rotária

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.

A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928, contribuições significativas para custear os programas só foram recebidas a partir de 1947, ano do falecimento de Paul Harris.

Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes e distritos.

A História da Fundação Rotária

Em 1917, o Presidente do RI Arch C. Klumph propôs um fundo de dotações “com o intuito de fazer o bem no mundo”. Em 1928, após o fundo ter angariado mais de US$5.000, passou a chamar-se Fundação Rotária e tornou-se uma entidade do Rotary International.

Cinco curadores, entre eles Klumph, foram indicados para administrá-la como um truste único com a intenção de levar adiante os propósitos do RI.

Dois anos mais tarde, a Fundação outorgou seu primeiro subsídio, no valor de US$500, para a International Society for Crippled Children, uma associação internacional para crianças deficientes criada pelo rotariano Edgar F. “Daddy” Allen, que mais tarde se transformou na Easter Seals.

A Grande Depressão e a II Guerra Mundial dificultaram o crescimento da Fundação, no entanto, a necessidade de promover a paz mundial gerou, no pós-guerra, enorme interesse pelo desenvolvimento da entidade. Quando o fundador do Rotary, Paul P. Harris, faleceu em 1947, contribuições começaram a ser encaminhadas ao Rotary International e foi criado o Fundo em Homenagem Póstuma a Paul Harris para fortalecer a Fundação.

Naquele ano, o primeiro programa da Fundação — as Bolsas Educacionais — foi estabelecido. Em 1965-66, três novas iniciativas foram lançadas: Intercâmbio de Grupos de Estudos, Bolsas para Aperfeiçoamento Técnico e um tipo especial de subsídio que mais tarde viria a ser denominado Subsídios Equivalentes. Os Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H) foram estabelecidos em 1978, enquanto o programa Voluntários do Rotary teve início em 1980 como parte dos Subsídios 3-H. O programa Pólio Plus, por sua vez, foi lançado em 1984-85 e os Subsídios Rotary para Professores Universitários no ano seguinte. Os primeiros fóruns pela paz realizados em 1987-88 levaram ao estabelecimento dos Programas da Fundação para Estudos sobre Paz e Resolução de Conflitos.

Ao longo dos anos, o apoio à Fundação cresceu vigorosamente. Desde a primeira doação de US$26,50 em 1917, a entidade recebeu contribuições que totalizaram mais de um bilhão de dólares. Somente em 2003-04, mais de US$70 milhões foram angariados e, até o momento, mais de um milhão de indivíduos receberam o título de Companheiro Paul Harris em reconhecimento a suas doações de US$1.000 ao Fundo Anual para Programas ou por terem tal quantia doada por outrem em seu nome.

Esse extraordinário apoio e o envolvimento de rotarianos em todo o mundo favorecem o futuro da Fundação Rotária em sua contínua missão de promover a paz e a compreensão mundial.
Rotary Distrito 4700
Rio Grande do Sul - Brasil